Dom João José Costa renúncia ao cargo de Bispo de Aracaju, Sergipe – Dom Vitor nomeado como Administrador Apostólico

Aracaju, 19 de julho de 2023 – Em um anúncio inesperado, a Arquidiocese Metropolitana de Aracaju confirmou nesta quarta-feira a renúncia de Dom João José Costa ao cargo de Bispo de Aracaju, Sergipe. A decisão foi oficialmente comunicada pela Santa Sé, abrindo um novo capítulo na história da arquidiocese.

Dom João José Costa, conhecido por sua dedicação e trabalho incansável no serviço religioso e pastoral em Aracaju, assumiu o cargo de Bispo em 2015. Durante seu tempo na liderança da arquidiocese, ele destacou-se por promover ações de caridade e estreitar os laços da comunidade católica.

A renúncia de Dom João José Costa foi motivada por razões pessoais, incluindo questões de saúde relacionadas à sua idade avançada. Sua partida foi recebida com sentimentos mistos de surpresa e gratidão por parte dos fiéis da arquidiocese, que expressaram reconhecimento pelos anos de serviço prestados por Dom João José Costa.

Como consequência da renúncia, a Santa Sé tomou medidas para assegurar a continuidade das atividades pastorais e administrativas da Arquidiocese Metropolitana de Aracaju. Dom Vitor, atual Bispo de Propriá, foi nomeado como Administrador Apostólico para a arquidiocese. Essa decisão permitirá que a comunidade católica de Aracaju continue a receber orientação espiritual e a ser atendida nas suas necessidades pastorais.

Dom Vitor, conhecido por sua proximidade com os fiéis e por seu comprometimento com a evangelização, assume o novo papel com a responsabilidade de guiar a arquidiocese em tempos de mudança. Sua nomeação foi recebida com esperança e confiança pelos membros da comunidade católica de Aracaju.

Enquanto a arquidiocese se prepara para essa transição, os fiéis se unem em preces por Dom João José Costa e expressam votos de apoio e acolhimento a Dom Vitor, na certeza de que sua liderança será fundamental para dar continuidade ao legado de fé e amor cristão na região.

A Arquidiocese Metropolitana de Aracaju e toda a comunidade católica seguem em frente com determinação, inspiradas pela fé e pelo compromisso de servir ao próximo, fortalecidas pela esperança de dias abençoados sob a orientação de Dom Vitor como Administrador Apostólico.