Procissão do Encontro na Quarta-Feira Santa: Celebrando a União entre Jesus e Maria

Na última Quarta-Feira Santa, fiéis de diversas comunidades participaram da comovente Procissão do Encontro, uma tradição que recria o momento em que Jesus e Maria se encontraram no caminho do Calvário. Este evento religioso, marcado por sua profundidade espiritual, simboliza não apenas a dor compartilhada entre mãe e filho, mas também a redenção e o amor divinos.

A Procissão do Encontro teve início com a saída da imagem do Senhor dos Passos da Comunidade São José e da imagem de Nossa Senhora das Dores da Comunidade do Bom Pastor. Ambas as imagens seguiram caminhos distintos, refletindo as jornadas individuais de Jesus e Maria em direção ao sacrifício final.

O encontro ocorreu de maneira solene na Igreja Matriz, onde os fiéis se reuniram para testemunhar esse momento de profunda devoção. As imagens foram trazidas com respeito e reverência, acompanhadas por cânticos e orações que evocavam a angústia e a compaixão da Via Sacra.

O significado da Procissão do Encontro vai além da reencenação histórica; é um lembrete poderoso do amor incondicional e do sacrifício redentor presentes na narrativa da Paixão de Cristo. Ao contemplar a união entre Jesus e Maria, os fiéis são convidados a refletir sobre a importância do amor familiar e da misericórdia divina em suas próprias vidas.

Que a Procissão do Encontro inspire a todos a viverem com compaixão, amor e gratidão, lembrando-se do sacrifício supremo de Jesus Cristo e da força do vínculo entre mãe e filho. Que esses momentos de reflexão fortaleçam a fé e conduzam a uma vida mais próxima dos ensinamentos de Cristo.